Caindo no Brasil com Caio Dib

Caio Dib é um moço muito querido, que eu conheci num café com as moças igualmente queridas do O Brasil com S, numa tarde dessas em Pinheiros.

10649895_364030473747248_5523388976765268134_n

E nessa tarde, ele contou um pouco do projeto muito legal que ele desenvolve, o Caindo no Brasil. Uma viagem pelo Brasil em busca da diversidade e das coisas bonitas que acontecem nos processos educacionais por aqui.

E hoje, essa viagem ganha mais vida ainda, na forma de um livro que vai ser lançado às 1h30, no Centro Ruth Cardoso. Convidei o Caio pra contar um pouco mais de tudo isso por aqui, e ganhei esse depoimento de presente:

“Minha maneira de falar mais alto algumas coisas que acreditava foi viajando o Brasil. No ano passado, deixei uma potencial carreira promissora e uma vida confortável em São Paulo para conhecer melhor o país com uma mochila nas costas e 283 horas sentado em ônibus que cruzaram o Brasil. No projeto Caindo no Brasil, queria conhecer as realidades brasileiras e iniciativas em Educação que realmente estivessem fazendo a diferença.

Foram 6 meses, 17 mil quilômetros por terra, 58 cidades em 15 Estados e Distrito Federal e centenas de pessoas incríveis que estão mudando suas realidades a partir da Educação. Saí de casa com uma lista de iniciativas educacionais muito interessantes compartilhadas por amigos especialistas. No entanto, foi andando nas ruas e conversando com pessoas dos hostels, restaurantes, rodoviárias e museus que encontrei uma riqueza educacional enorme escondida nas realidades locais do nosso país.

Foi assim que conheci Dona Alice, que depois de ter criado três filhos decidiu concluir os estudos e empreender. Foi assim que conheci o Desabafo Social, projeto criado por uma garota de 18 anos que já tem uma rede em 6 Estados diferentes para debater e trabalhar a questão de Direitos Humanos com crianças e jovens de periferias. Foi assim que conheci 30 projetos genuinamente brasileiros e consegui mapear mais 150 com a colaboração de diversas pessoas (é possível conferir a plataforma de mapeamento do Caindo no Brasil aqui). Hoje, compartilho um pouco desses aprendizados em palestras por todo país e acabei de lançar o livro Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da Educação, em que conto mais profundamente sobre 13 dessas iniciativas e histórias de pessoas.

O aprendizado disso tudo é que há muita coisa boa na Educação brasileira que precisa ser explorada e percebida e que é falando alto que você muda o mundo”.

Vida longa e altos voos pra você, Caio, te vejo e te abraço daqui a bem pouquinho.

Leave a Comment